quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Uma vergonha exemplar

Todos nós sabemos que um cristão não deve ter motivos de vergonha em sua vida e conduta. Na verdade, sempre deve haver transparência nas suas intenções, e fidelidade em seu serviço. O servo do Senhor deve apresentar-se a Deus como “obreiro que não tem de que se envergonhar” (II Tm 2:15),  e também deve rejeitar “as coisas que por vergonha se ocultam” (II Co 4:2). Qualquer coisa que traga desonra para o nome de Deus, ou que seja um mal testemunho do caráter cristão, precisa estar bem longe dos Seus filhos. 

Embora isto seja uma verdade bíblica com a qual todos nós concordamos, o escriba Esdras sentiu uma vergonha que todos nós deveríamos sentir também. Ele disse: "Porque tive vergonha de pedir ao rei exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho; porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nossos Deus é sobre todos os que O buscam, para o bem deles; mas o Seu poder e a Sua ira contra todos os que O deixam. Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-Se pelas nossas orações" (Ed 8:22-23). Esdras havia afirmado para o rei que o Senhor poderia protegê-los na viagem de volta para o seu país. Se ele, agora, confiasse no exército do rei, mostraria que sua confiança em Deus não era verdadeira, ou que Deus não poderia protegê-los. Ele teve, então, vergonha de pedir proteção ao rei e orou.

Este tipo de vergonha é exemplar e muito proveitosa. Se afirmamos alguma coisa que a Bíblia ensina, devemos ter vergonha de não andar em conformidade com aquela afirmação. Como diremos para o incrédulo que Deus supre as nossas necessidades (Mt 6:31-33) se, na prática, agimos como se nosso sustento dependesse de nós? Como diremos que a nossa pátria está nos Céus (Fp 3:20) se, dia a dia, agimos como se fôssemos daqui? Como diremos que a Bíblia é perfeitamente proveitosa para todas as coisas (II Tm 3:16-17) se, tristemente, não a estudamos? Coisas como estas trazem grandes vergonhas para o nome de Deus (Rm 2:24).


Portanto, sejamos como Esdras: se afirmamos alguma coisa sobre o nosso Deus ou a Sua Palavra, tenhamos vergonha de praticar o contrário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário