sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Pela fé - introdução

O capítulo 11 da carta aos Hebreus, além de ser o mais extenso da epístola, é também o que reúne mais exemplos de homens e mulheres que confiaram nAquele que é o Autor e Consumador da fé (Hb 12:2). A expressão “pela fé” ocorre 20 vezes neste capítulo. É ela quem demonstra como os antigos viveram.

Os dois primeiros versículos formam a introdução. O versículo 1 não é uma definição do significado da palavra “fé”; é uma definição do que a fé faz conosco. Os “antigos”, no versículo 2, são os homens e mulheres do tempo do Velho Testamento que viveram por fé. Estes dois versículos falam de pelo menos três assuntos:

Certeza – “Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam”. Se esperamos alguma coisa é por que ainda não a temos em mãos. Mas a fé nos dá tanta certeza que teremos, que vivemos como se já a tivéssemos.

Convicção – “e a prova das coisas que se não veem”. O mundo, na sua incredulidade, diz: “Ver para crer”. A fé, por outro lado, diz: “Se creres, verás” (Jo 11:40).

Conquista – “Porque por ela os antigos alcançaram testemunho”. A palavra “alcançaram” transmite a ideia de algo que foi buscado e conquistado. Os antigos buscavam a aprovação de Deus, e a conquistaram pela fé.


Como é diferente o povo de Deus: tem o que ainda espera, fecha os olhos para enxergar, conquista sem lutar. Não precisamos ver, ter e sentir para crer. Cremos. Isto basta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário