quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pela fé - Raabe

Raabe é a segunda, de apenas duas mulheres mencionadas pelo nome aqui em Hebreus 11, que fizeram alguma coisa pela fé, e a única que não fazia parte da nação de Israel. Há três coisas aqui em Hb 11:31 que precisam ser destacadas:

a) Imoralidade: “… Raabe, a meretriz”. Como é impressionante esta identificação aqui. A Bíblia está literalmente dizendo “pela fé… a meretriz”. Isso quer dizer que para Deus não há acepção de pessoas. Não importa se é homem ou mulher; não importa se a vida fora caracterizada por extrema imoralidade ou por exemplar pureza. Se a pessoa está disposta a crer, Ele a salvará.

b) Incredulidade: “… não pereceu com os incrédulos”. O povo a que Raabe pertencia pereceu. Eles não foram destruídos por serem imorais, nem Raabe foi salva por ser decente. Raabe era uma meretriz, e é possível que a maioria das pessoas em Jericó não praticassem a prostituição. Eles pereceram porque eram incrédulos. Não é uma vida casta que leva uma pessoa ao Céu, é a fé em Cristo; e não é uma vida imoral que a conduzirá ao inferno, é a falta de fé em Cristo.

c ) Identificação: “… acolhendo em paz os espias”. Raabe acolheu em paz e segurança os espiais, porque ela creu no Deus que esses espias serviam. Ela já tinha ouvido dos grandes feitos que Deus tinha realizado diante do Mar Vermelho e diante de poderosas nações (Js 2:9-11). Sabendo disso, preferiu se identificar e acolher em paz aqueles homens para que fosse acolhida pelo Deus de paz (Rm 15:33).

Não podemos ignorar as lições tão sérias ensinadas nessas poucas palavras. Repare alguns detalhes ensinados aqui que têm aplicação atual.

Em primeiro lugar, Deus não faz acepção de pessoas. Ou, usando a linguagem das grandes manifestações atuais, Deus não é preconceituoso. Não importa se é prostituta, bêbado ou homossexual, Ele quer salvar a todos (I Tm 2:3, 4).

Em segundo lugar, Deus não abre exceções. A Sua justiça já estabeleceu que uma pessoa será salva pela fé no Senhor Jesus Cristo (Jo 3:36). Não importa se a pessoa foi boazinha ou má; se viveu uma vida religiosa ou ímpia; se era filho de crente ou se pouco ouviu falar de coisas espirituais. Toda pessoa, e qualquer pessoa, sem exceção, só será salva pela fé no Senhor Jesus.

Em terceiro lugar, Deus não muda em relação ao pecado. O Senhor Jesus perdoou pessoas que haviam cometido pecados terríveis, mas nunca aprovou suas práticas nem admitiu que continuassem do mesmo jeito. Pelo contrário, as advertia para que não continuassem envolvidas naquilo (Jo 5:14; 8:11, etc.)


Nunca devemos desprezar as pessoas, independentemente da vida que vivam. Deus não nos desprezou quando fomos salvos. Por outro lado, nunca devemos concordar com os pecados das pessoas, independentemente do apelo emotivo que a sociedade nos faça. Deus não aprova os nossos, apesar de sermos salvos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário