quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pela fé - Sansão

Sansão é o décimo terceiro nome mencionado em Hebreus 11 como os que fizeram alguma coisa pela fé (v. 32). Comparando sua menção aqui com o relato de sua vida em Jz 13-16, podemos perceber três coisas principais em sua vida.

a) Sua força. O nome “Sansão” quer dizer “pequeno sol” (ou “ilustre”, “forte”), e nos faz lembrar da força irresistível que o Sol tem (Jz 5:31). Nas três ocasiões quando o “Espírito do Senhor se apossou dele” (na outra ocasião o Espírito o incitava – Jz 13:25), temos ilustrações da força física que Sansão tinha:

i) para matar um leão (Jz 14:6);
ii) para matar trinta homens (Jz 14:19);
iii) para rebentar cordas novas (Jz 15:14).

b) Sua fraqueza. Lamentavelmente, Sansão também mostrou fraquezas. Se três vezes a Bíblia enfatiza que o Espírito do Senhor se apossou dele, também lemos de três mulheres em sua vida, cada uma das quais mostrando a fraqueza que ele tinha:

i) uma mulher dos filisteus (Jz  14:1);
ii) uma mulher prostituta (Jz 16:1);
iii) Dalila, que o traiu (Jz 16:4).

c) Sua fé. Mas, apesar da fraqueza, o nome de Sansão é mencionado em Hebreus 11, como um dos que fizeram alguma coisa pela fé, e sua fé pode ser evidenciada nas duas únicas ocasiões em que lemos dele orando e confiando em Deus para lhe dar o que precisava:

i) quando estava desfalecendo de sede e pediu a Deus que lhe desse água (Jz 15:18, 19);
ii) quando pediu a Deus que o fortalecesse só mais uma vez (Jz 16:28).

Há, ainda, outro detalhe importante sobre Sansão que precisa ser destacado. A primeira vez que lemos do Espírito do Senhor sobre Sansão, ele estava num lugar entre Zorá e Estaol (13:25). Foi exatamente neste lugar que Sansão foi enterrado (16:31). O lugar do começo promissor, foi também o lugar do fim trágico do mais forte dos juízes!

A lição é clara, solene e atual. O Espírito Santo é a Pessoa divina que fortalece nas fraquezas e capacita para vencermos a carne. Mas se confiarmos em nós mesmos, a carne é que nos vencerá, e o que antes foi indício de um bom servo de Deus, pode vir a ser o fim de uma vida útil.


Mas este artigo, e nossas vidas, não precisam terminar lembrando das fraquezas desse homem forte. Precisamos lembrar que ele orou ao Senhor pedindo ajuda. E é assim que sempre deve ser conosco. Mesmo nos dias de maiores vitórias, clamemos o socorro de Deus como nos dias de maiores fraquezas. “Porque quando estou fraco então sou forte” (II Co 12:10).

Nenhum comentário:

Postar um comentário