quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pela fé - Jefté

Jefté é o décimo quarto nome mencionado em Hebreus 11 (v. 32). Foi um dentre os muitos homens e mulheres que realizaram grandes feitos pela fé. O nome Jefté quer dizer “opositor”, e há dois combates em sua vida que ilustram muito bem o tipo de oposição que ele enfrentou. Por outro lado, há duas qualidades pessoais nesse homem que precisam ser notadas.

a) Dois combates.

i) Contra os adversários – Jz 11:32, 33. Esta oposição e combate que Jefté teve contra os filhos de Amom é legítima e aceitável. Eles vieram contra Israel e queriam tomar as terras, mas Deus usou Jefté para subjugar os inimigos. Samuel reconheceu que este livramento pela mão de Jefté veio do Senhor (I Sm 12:11).

ii) Contra os amigos – Jz 12:1-6. Este segundo combate que Jefté teve não foi contra os que vinham de fora, mas contra os que estavam dentro. A tribo de Efraim reclamou por não ter participado da vitória. Eles foram convocados (v. 2.), mas, ao que parece, não queriam participar do combate, e sim, da honra pela conquista. Por causa do combate que Jefté e os gileaditas tiveram contra eles, quarenta e dois mil de Efraim morreram (v. 6).

Não podemos deixar de perceber, aqui, dois exemplos opostos. No primeiro caso, devemos aprovar a atitude Jefté. Sua oposição foi para manter o território e limites do povo de Deus. No segundo caso, não podemos concordar com ele (mesmo que os efraimitas tenham errado). Esta sua oposição trouxe grande baixa e prejuízo ao povo de Deus.

Estes dois combates podem ser comparados ao que aconteceu em Atos 15. O primeiro combate ali foi contra os adversários, que queriam introduzir ensinos errados no meio do povo de Deus (At 15:1, 2). Este exemplo deve ser seguido. Mas o segundo combate foi entre os próprios defensores, dois grandes amigos (At 15:36-40). Este exemplo deve ser evitado.

Mas antes de terminar, convém notar coisas positivas em Jefté. Se há dois combates nos quais ele se mostrou oponente, também há duas qualidades a respeito das quais ele se mostrou moldável.

b) Duas qualidades.

i) Diante dos homens. Jefté era um “homem valoroso” (Jz 11:1). A mesma qualidade destacada em Gideão (Jz 6:12). Como é diferente o testemunho onde os homens podem ver valores eternos num homem e numa mulher de Deus!


ii) Diante de Deus. “Então o Espírito do Senhor veio sobre Jefté…” (Jz 11:29). Não foi a coragem, o poder bélico ou as estratégias de guerra que deram a vitória a Jefté e ao povo de Israel. Foi o Espírito de Deus. Como progride a obra do Senhor quando entendemos que não é “por força nem por violência, mas sim pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos exércitos” (Zc 4:6)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário