sábado, 22 de fevereiro de 2014

Pela fé - Abraão (iv)

O relato de Hb 11:17-19 é paralelo ao de Gn 22. Em ambos os trechos a Bíblia ressalta um dos eventos mais dramáticos e emocionantes de toda a Palavra de Deus, bem como o quarto e último altar de Abraão. É também nestes trechos que encontramos três dos muitos assuntos que estão espalhados pela Bíblia, mas que ocorrem pela primeira vez no livro de Gênesis: provação, ressurreição e adoração.

Sua aprovação: “Pela fé ofereceu Abraão a Isaque, quando foi provado” (Hb 11:17). O relato de Gênesis diz literalmente que “provou Deus a Abraão” (Gn 22:1). Esta é a primeira vez na Bíblia que encontramos o verbo “provar”, e aqui é Deus quem está provando. Sabemos que Ele não pode ser tentado e, portanto, não tenta a ninguém (Tg 1:13), mas Deus provou a Abraão porque queria  ver sua obediência e fé (Gn 22:12). Abraão foi aprovado!

Sua afirmação: “Eu e o moço tornaremos a vós” (Gn 22:5). Abraão sabia que estava indo sacrificar seu filho e sabia que sacrificar significava matar. Por que, então, ele afirmou que tanto ele quanto Isaque voltariam? Hb 11:18 explica: “Considerou que Deus era poderoso para até dentre os mortos o ressuscitar”. Ele sabia que Deus havia dado a ele um filho através de sua capacidade física amortecida (Hb 11:12) e do ventre amortecido de Sara (Rm 4:19). Ou seja, se o filho nasceu de capacidades mortas, porque não poderia reviver “dentre os mortos?” O curioso é que não há nenhum registro de ressurreição antes disso. Ele creu em algo que nunca antes havia acontecido!

Sua adoração: “Havendo adorado, tornaremos a vós” (Gn 22:5). Esta é a primeira vez na Bíblia que o verbo adorar é usado em relação a Deus (e também a primeira vez que aparece nas versões em Português). Exatamente no quarto e mais dramático altar de Abraão, Deus registra sua adoração. Aqui aprendemos um pouco sobre o que é adorar a Deus – é dar algo precioso para Ele. Na primeira adoração no VT, Abraão está dando Seu filho a Ele; na primeira adoração no NT, os magos estão dando dádivas ao Senhor Jesus (Mt 2:2, 11).


Se queremos sacrificar algo para adorar a Deus, não podemos dar o que não nos custa nada (I Cr 21:24).

Nenhum comentário:

Postar um comentário