segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Pela fé - Jacó

Apesar de Jacó ter vivido quase a vida toda em enganos e fugas, o Espírito Santo quis mencionar, aqui em Hb 11:21, duas atitudes espirituais e exemplares neste homem.

a) Em relação aos homens - abençoou.
Os capítulos 48 e 49 de Gênesis relatam dois grupos que foram abençoados por Jacó. No primeiro foram os filhos de José, no segundo seus próprios filhos. Aquele que sempre procurava tirar vantagens em tudo, mesmo que isso significasse prejudicar os outros, agora se preocupa em beneficiar.

b) Em relação a Deus - adorou.
“Encostado à ponta do seu bordão” Jacó adorou ao Deus que o havia guardado e guiado por toda vida. A primeira pessoa de quem se lê na Bíblia que adorou a Deus foi seu avô, Abraão (Gn 22:5), agora seu neto, Jacó, segue seu exemplo. Na condição de avô Jacó abençoou seus netos, e na condição de neto seguiu o exemplo de seu avô, adorando ao mesmo Deus.


Bênção e adoração andam juntas. Se queremos adorar a Deus, não podemos maldizer os homens (Tg 3:9, 10). Que coerência há entre adorar Deus e falar mal de nossos irmãos? “Não convém que isto seja assim”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário