sábado, 22 de fevereiro de 2014

Pela fé - Abraão (i)

Abraão é o quarto homem mencionado como exemplo de fé, aqui em Hebreus 11 (v. 8). Um detalhe interessante a respeito dele é que ergueu quatro altares registrados em Gênesis, e cada uma das quatro vezes em que ele é associado à expressa “pela fé”, parece destacar um destes altares. Aqui veremos o primeiro deles

Sua conversão. Em Js 24:2, 3 temos uma afirmação impressionante a respeito de Abraão e sua parentela: “serviram a outros deuses”. Olhando mais de perto, porém, percebemos que isso aconteceu antes de conhecer ao Senhor. Em At 7:2, temos uma expressão que ocorre apenas duas vezes em toda a Bíblia “o Deus da glória” (a outra ocasião está em Sl 29:3). Esta expressão em Atos está associada a Abraão (“o Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão”). Sem dúvida isso é um extremo contraste. Enquanto servia aos seus deuses, o Senhor apareceu a Abraão como o “Deus da glória”, e ele converteu-se ao Senhor.

Seu chamado. “Sendo chamado, obedeceu”. Embora tenha se convertido, Abraão não era o único homem que servia a Deus naquela época. Lemos sobre Melquisedeque, um “sacerdote do Deus altíssimo” (Gn 14:18-20) e é possível que Jó também tenha vivido nesta mesma época (ele viveu depois do Dilúvio – Jó 22:16 – e a forma patriarcal como conduzia sua família sugere que tenha vivido antes da Lei). Seu chamado, portanto, não foi por falta de homens fiéis, mas porque Deus usa a quem, como e quando Ele quer! Mas o que se destaca aqui é que ele obedeceu!

Sua confiança. “E saiu, sem saber para onde ia”. Ele nunca havia visto a terra que lhe fora prometida. Sua confiança foi plenamente depositada no Senhor.

Sua consagração. Em Gn 12:7, Abraão ergueu um altar. Dos quatro que ergueu em sua vida, este foi o primeiro. Como forma de evidenciar sua confiança nAquele que o chamou, ergueu um altar em adoração ao “Deus da glória”.


Nós não somos os únicos servos de Deus aqui neste mundo, e provavelmente não somos os mais fiéis, mas que maravilha saber que Ele quer nos usar. Resta saber se obedeceremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário