segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Pela fé - Isaque

O exemplo de fé que o Espírito Santo selecionou sobre a vida de Isaque está relacionado à bênção que este deu a seus filhos. As palavras de Hb 11:20 são paralelas a Gn 27:1-29. Repare três detalhes e uma lição sobre esta bênção.

Primogenitura – Esaú e Jacó. “Pela fé Isaque abençoou …”. Os judeus davam muita importância à benção da primogenitura. Primogênito era o primeiro filho de uma família. “Ele recebia a bênção familiar especial, o que significava liderança espiritual e social e uma porção dupla das posses do pai – ou duas vezes o que todos os outros filhos recebiam (Dt 21:17)” (Dicionário Vine, pág. 246). Embora fossem gêmeos, Esaú nasceu primeiro. Portanto, ele era o primogênito.

Posição – Jacó e Esaú. “Abençoou Jacó e Esaú …”. A afirmação acima, porém, se torna estranha quando lemos a ordem em que os nomes são mencionados em Hebreus: primeiro Jacó, depois Esaú. A resposta a esta aparente contradição se encontra nas palavras que Deus disse sobre eles: “O maior servirá ao menor” (Gn 25:23). Deus quis que a posição de cada um fosse essa. Esta decisão da parte de Deus não foi baseada na vida que cada um levou; foi baseada na Sua graça, antes mesmo de nascerem (Gn 25: 22, 23; Rm 9:11, 12).

Propósito. “Abençoou … no tocante as coisas futuras”. Este versículo revela que, ao abençoar, Isaque tinha mais do que simplesmente dividir suas posses entre os filhos. Ele estava pensando na promessa de Deus feita a Abraão e confirmada a ele mesmo (Gn 26:2-5). Para Isaque, esta promessa dizia respeito à posse da terra e a uma grande nação. Para Deus, além da terra e da descendência, a promessa incluía a árvore genealógica do Senhor Jesus, pois Ele descenderia de Jacó, não de Esaú (Mt 1:1, 2; Lc 3:34).


Uma herança pode representar o maior legado que um pai pode deixar para seus filhos. Mas orar para que sejam salvos e cria-los “na doutrina e admoestação do Senhor” (Ef 6:4) é a maior bênção que os pais devem deixar para seus filhos.

2 comentários:

  1. A Salvação pela fé em Cristo Jesus nos garante "uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, 1 Pedro 1:4

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cammy Silva, concordo plenamente com suas palavras. Como se não bastasse nos salvar pela fé em cristo, Deus ainda nos faz herdeiros de uma herança que não era nossa. Só nos resta dar muitas graças a Ele por isso!

      Seu irmão pela graça de Deus,
      Adriano Anthero.

      Excluir