quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Reunidos para piorar

Imagine comigo a seguinte situação: Você acabou de sair do serviço após um dia extenuante e cheio de exigências. As pressões do mercado de trabalho e a concorrência de outras empresas fazem com que os teus superiores exijam de você bem mais do que é justo. No caminho para casa, porém, você lembra que naquela noite haverá reunião da igreja. "Que ótimo!", você pensa. "Como será bom encontrar com meus irmãos, ouvir a exposição da Palavra de Deus e ser revigorado depois de tanta injustiça do mundo". Pensando assim, você se apressa para casa, se apronta para a reunião, chega com antecedência ao salão e, estranhamente, percebe que o ambiente não é exatamente o que você esperava que fosse. Os irmãos estão com uma cara fechada, o pregador parece estar com raiva e no final, todo mundo parece desconhecido. Você, então, volta para casa se sentindo bem pior do que quando chegou àquela reunião.

Será que é possível este tipo de coisa acontecer entre os crentes? Sim, infelizmente é possível! 

Em I Coríntios 11 há duas expressões que dividem o capítulo. No versículo 2, os Coríntios foram louvados. No versículo 17, porém, foram repreendidos. Por que houve esta mudança? Porque “vos ajuntais, não para melhor, senão para pior”, disse Paulo. As reuniões da igreja em Corinto não estavam sendo caracterizadas por edificação e bênção; estavam sendo caracterizadas por desavenças e decepções.

Como é triste ver este mesmo problema acontecer nas igrejas, hoje. As dissensões entre irmãos (v. 18) fazem com que as reuniões se tornem ambientes de ataque e combate, não de amor e comunhão. Talvez o irmão que ensina prepare sua mensagem para atacar outro que não concorda com ele. Quem sabe uma irmã se vista de modo a causar inveja em outra com menos recursos. É possível que alguém ignore e não cumprimente outro que lhe tenha ofendido. Estes e outros problemas desgastam a igreja, de modo que os irmãos saem da reunião numa condição pior do que entraram.

Cada um deveria perguntar a si mesmo: “Minha presença e participação nas reuniões tem contribuído para melhorar ou para piorar a situação espiritual dos meus irmãos?”

Já bastam as tribulações e perseguições que sofremos do mundo. Nas reuniões, precisamos ser edificados, revigorados e animados!

Nenhum comentário:

Postar um comentário