sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Pela fé - Enoque

Enoque é o segundo homem mencionado como exemplo de fé (Hb 11:5). Sua vida está cheia de lições práticas para nós. Para Abraão Deus disse “anda em Minha presença” (Gn 17:1), mas Enoque é um dos dois homens no VT a respeito de quem a Bíblia diz que andava com Deus (Noé foi o outro – Gn 5:22:, 24; 6:9). Além disso, ele é um dos dois homens no VT que foram tirados deste mundo “para não ver a morte” (Hb 11:5; o outro foi Elias – II Rs 2:11).

Sua vida pode ser resumida desta forma:

Sua conversão. Ele viveu 365 anos (Gn 5:23), exatamente o tempo de dias que temos em cada ano. Mas convém notar que de todo o tempo de sua vida, ele andou apenas 300 anos com Deus (Gn 5:22). Não sabemos exatamente o que ele fez nos primeiros 65 anos de vida, mas uma coisa fica clara: independentemente da forma como tenha vivido, este tempo não foi caracterizado por andar com Deus. Houve um tempo quando Enoque se converteu e começou a andar com o Senhor.

Sua conduta. Aos 65 anos duas coisas aconteceram e mudaram completamente a vida de Enoque. Primeiro, seu filho Matusalém nasceu. Segundo (provavelmente por causa da profecia que seu filho representava), ele se converteu. A partir daí, os próximos 300 anos de vida foram caracterizados por uma conduta extremamente agradável ao Senhor.

Seu conhecimento. O nome de seu filho, “Matusalém”, quer dizer “quando morrer, virá”. Mas, virá o que? Calculando a idade de Matusalém com a ocasião do dilúvio (veja Gn 5:25-29; 7:6 – calcule 187+182+600=969), percebemos que quando Matusalém tinha 969 anos, morreu; foi exatamente neste ano que veio o dilúvio. O filho de Enoque marcava a ocasião quando o dilúvio viria sobre a Terra. De alguma forma, Enoque teve conhecimento a respeito disso, o que o fez se converter e andar mais dignamente diante de Deus.

Talvez Enoque não soubesse quando seu filho morreria, mas sabia que quando seu filho morresse, o juízo de Deus viria sobre a Terra. Eu e você também não sabemos quando o Senhor Jesus virá, mas sabemos que ele virá (Jo 14:3). A revelação deste evento futuro deve causar efeito na nossa vida.

Sabendo que Cristo virá, devemos viver de uma forma que O agrade quanto mais “em santo trato e piedade”, desejando ser por Ele “achados imaculados e irrepreensíveis em paz” (II Pe 3:11, 14). Enoque viveu 300 anos andando com o Senhor. Será que eu e você conseguimos viver 50?

Sabendo que Cristo virá, devemos pregar o Evangelho com mais urgência, por causa do juízo de Deus que cairá sobre a Terra e sobre aqueles que nela estiverem (Jd vs. 14, 15). Curiosamente, Matusalém, o homem que marcava a ocasião do juízo de Deus, é exatamente o homem que viveu mais tempo na Bíblia. Será que isso não está ensinando sobre a longanimidade de Deus (II Pe 3:9, 10)? O senhor não quer que os homens pereçam, por isso continua sendo paciente. Mas, paciência não quer dizer atraso.


Vivamos o Evangelho e preguemos o Evangelho, para que nós e os incrédulos não sejamos surpreendidos naquele dia. Não perderemos a salvação, mas podemos não ganhar muita coisa que pensávamos que ganharíamos (II Jo v. 8).

Nenhum comentário:

Postar um comentário