quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pela fé - Moisés (0 a 3 meses)

As palavras de Hb 11:23 apresentam lições extremamente importantes para a família. Neste trecho vemos o que aconteceu a Moisés quando ele tina de 0 a 3 meses de idade. Numa idade como essa, a criança só não depende dos pais para respirar, mas no mais, em tudo é dependente. Aqui vemos três atitudes positivas nos pais de Moisés que devem ser reproduzidas nos que já são ou nos que pretendem ser pais.

a) Proteção familiar – “já nascido, foi escondido três meses por seus pais”.
Em Ex 2:1, 2 aprendemos que sua mãe o escondeu. Em At 7:20 aprendemos que foi escondido “em casa de seu pai” (singular). Já aqui em Hb 11:23 aprendemos que seus pais (plural) participaram juntos do ato de o esconder e proteger.

Toda criança precisa e se sente segura num lar onde há proteção física e afetiva, tanto da parte do pai quanto da parte da mãe.

b) Propósito da fé – “porque viram que era um menino formoso”.
É verdade que todo pai e mãe acha seu filho o mais bonito do mundo, mas esta não é simplesmente a verdade enfatizada aqui. Alguns expositores traduzem a mesma expressão em At 7:20 por “formoso para Deus”. Se isto estiver correto, então quer dizer que a beleza de Moisés, recém nascido, não era simplesmente física. Seus pais enxergaram nele um possível cumprimento dos propósitos de Deus para libertá-los do Egito.

Toda criança precisa que seus pais invistam em seu futuro (II Co 12:14), mas os pais espirituais investirão primeira e primordialmente em seu futuro para Deus. Dizem que C. H. Spurgeon disse a seu filho: “Meu filho, se Deus o chamar para ser um missionário, eu não gostaria de vê-lo se rebaixar se tornando um rei”.

c) Posição firme – “e não temeram o mandamento do rei”.
Uma das primeiras coisas com as quais uma criança irá se confrontar, será o curso da sociedade (o que todo mundo faz) e o que seus pais lhe dizem para fazer. Mesmo que a sociedade tenha uma ditadura que rege a moda, a fala e os gostos, como é bom encontrar pais que, “não temendo o mandamento do curso deste mundo”, se mantêm firmes em sua posição de ensinar a Palavra de Deus a seus filhos.


Como eu gostaria de ver mais pais assim! Como eu preciso ser um pai assim!

Nenhum comentário:

Postar um comentário