quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pela fé - Davi

Davi é o décimo quinto nome mencionado em Hebreus 11 (v. 32), entre aqueles que fizeram muitas coisas pela fé. Seu nome quer dizer “amado”, e era exatamente assim que o povo o considerava. Veja três razões:

a) Companhia. Individualmente, Davi conquistou o amor daqueles com quem convivia.

* Saul o amou por causa do alívio que sentia quando Davi estava presente e tocava a harpa para ele. Por isso, pediu ao pai de Davi que o deixasse ficar com ele (I Sm 16:21-23).

* Jônatas o amou por causa da coragem que viu naquele jovem. Jônatas era um homem corajoso, mas depois que Davi desafiou e derrotou Golias, viu neste um homem em cuja companhia queria estar. Os presentes que deu a Davi foi prova do amor e amizade que se iniciava ((I Sm 18:1-4).

* Mical o amou por ver nele o caráter de um futuro esposo em cuja companhia queria estar pelo resto da vida (I Sm 18:20, 28).

b) Conquistas. Não foram apenas indivíduos que amaram Davi. O povo, coletivamente, também o amou. A forma como conduzia as tropas do exército e cada vez mais libertava o povo da opressão dos inimigos, fez com que o país inteiro o amasse (I Sm 18:16).

c) Confiança. Mais importante, porém, é ver o amor de Deus por este homem. Por um lado, a Bíblia mostra que Deus achou a Davi (Sl 89:20) por que Davi era um homem segundo o coração de Deus (I Sm 13:14; At 13:22). Por outro lado, também Lemos da confiança que Davi tinha em Deus: “Pois Tu… és a minha confiança desde a minha mocidade” (Sl 71:5).

Davi era um homem em cuja companhia se queria estar. Era um homem que havia conquistado mais coisas para os outros do que para si mesmo. Era um homem que confiava em Deus desde muito novo. Como não amar alguém assim?

Se queremos ser amados pelos indivíduos, pelo povo e, principalmente, por Deus, não podemos exigir que o façam; precisamos dar razões para que o façam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário