segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Pela fé - José

As palavras iniciais em Hb 11:21, 22 são idênticas (nas versões AT e ARC): “Pela fé … próximo da morte”. Jacó, quando estava próximo da morte, abençoou e adorou. José, quando estava próximo da morte, previu a saída do povo e pediu que levassem seus ossos.

Muitas lições podem ser aprendidas se compararmos Hb 11:22 com Gn 50:24, 25, mas quero destacar uma verdade importante. José pediu que seus ossos fossem levados do Egito. É verdade que ele já estaria morto nesta ocasião, e que, num sentido físico e material não teria proveito algum em se fazer isso, mas ele sabia de uma verdade que por vezes esquecemos – nenhuma parte de nosso ser será deixada no “Egito”!

Repare três aparentes dificuldades:

a) Tempo. Depois que José morreu, passaram-se mais de duzentos anos até que o povo estivesse estabelecido na terra prometida, mas apesar de todo esse tempo, os ossos de José foram depositados naquela terra (Js 24:32).

b) Transporte. Ao sair do Egito, Moisés levou os ossos de José junto com o povo (Ex 13:19). Aqueles ossos atravessaram várias regiões, algumas com muitos perigos e inimigos, mas nada nem ninguém puderam detê-los.

c) Transformação. Os ossos de José ainda estão lá. Sem dúvidas já são ossos sequíssimos, e que não mostram nenhuma esperança de vida. Mas aguardam uma ocasião quando, unindo-se novamente ao espírito e a alma, serão transformados para nunca mais morrer.

Todas essas verdades podem ser ditas e cridas a respeito de nós.

Não importa quanto tempo já tenha decorrido da morte de um servo de Deus (cem, quinhentos, dois mil anos?) seu corpo chegará ao Céu, tanto quanto sua alma e espírito já estão lá.

Não importa se em vales (Sl 23:4), regiões ou esferas um salvo encontra inimigos (Ef 6:12), eles não poderão impedir o transporte do seu corpo, tanto quanto não puderam impedir o transporte de sua alma.

Não importa o quanto o corpo de um santo já se tenha decomposto (I Co 15:42-44), ou tenha sido despedaçado, queimado, virado pó (Hb 11:33-40)! Deus o transformará e o fará adaptável ao Céu, sem pecado e glorioso (Fp 3:20, 21).


Quando fomos salvos, Deus comprou não apenas nosso espírito e alma; comprou também nosso corpo. De fato: “E todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário