quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Pela fé - Samuel

Samuel é o décimo sexto nome mencionado em Hebreus 11 (v. 32). Há vários detalhes importantes a respeito dele que vale a pena mencionar. O nome Samuel quer dizer “pedido a Deus”, e praticamente tudo na vida dele envolvia oração.

a) Resposta. O nascimento de Samuel foi o resultado da oração confiante de sua mãe (I Sm 1:9-28). Ela pediu um filho não para “gastar em seu próprio deleite” (Tg 4:3), mas para que ele fosse devolvido ao Senhor e pudesse servi-Lo.

b) Responsabilidade. Durante sua vida, Samuel considerou a oração como sendo tão importante que, para ele, deixar de orar pelo povo seria o mesmo que cometer pecado (I Sm 12:23).

c) Respeito. A Bíblia destaca não só a importância que Samuel dava à oração, mas também, a importância que o povo dava às orações dele. Numa ocasião dramática, o povo suplicou a Samuel que não deixasse de orar por eles (I Sm 7:7-10).

Samuel foi o primeiro de uma classe de profetas (At 3:24) e o último dos juízes (At 13:20). Antes dele, os juízes libertaram o povo de Israel de várias formas, mas a forma como Samuel libertou foi, principalmente, através da oração. Não é de se admirar que Samuel é colocado ao lado de Moisés como exemplos de homens que tinham grande influência em suas orações (Jr 15:1).

Tudo isso começou por causa de uma mulher estéril que orou a Deus.


A fé de uma mãe fiel pode influenciar a fidelidade de um homem de fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário