quinta-feira, 13 de março de 2014

O ministério dos anjos - sua autoridade

Este artigo (e outros que serão publicados em breve, se Deus permitir), não tem intenção de explorar tudo o que envolve o serviço que os anjos prestam. Mas oro para que o pouco que será dito coopere no entendimento e desenvolvimento de alguém. O título “Ministério dos anjos” é uma expressão tirada de At 7:53 (na Versão Atualizada).

Entre as coisas curiosas que a Bíblia ensina sobre os anjos, está o fato de eles terem participado ativamente na entrega da Lei que os judeus tinham que observar. Veja três passagens que mostram isso e suas lições:

a) At 7:53 – recepção.
O contexto deste versículo mostra a última pregação de Estevão antes de ser morto. Nesta ocasião, ele disse que os judeus tiveram o privilégio de receber a Lei (dada no Monte Sinai) pelo serviço dos anjos. Isto não nega que a Lei foi dada por Deus. Apenas mostra que Deus usou anjos para passar a Lei a Moisés e Moisés ao povo.

Mesmo sabendo que a Lei foi dada com a participação dos anjos, os homens não a respeitaram. Preferiram, deliberadamente, rejeitar os princípios espirituais que ela exigia.

b) Gl 3:19 – razão.
Este versículo enfatiza a finalidade da Lei, e mais uma vez mostra a participação dos anjos na sua entrega. “Para que é a lei? Foi ordenada por causa das transgressões”. O homem é pecador e irrecuperavelmente corrupto. Para mostrar isso de uma forma mais evidente, foi dada a Lei.

Mas a Lei foi dada “até que viesse a posteridade”, que no contexto é o Senhor Jesus. Ou seja, por causa dos pecados, os homens estavam distantes de Deus. Tão distantes que foi preciso a Lei ser dada a anjos, e os anjos a um medianeiro (Moisés) e o medianeiro ao povo. Eles não a poderiam receber diretamente.

Como foi diferente quando Cristo veio! Em contraste com a Lei, Ele não precisou de intermediação entre Deus e os homens; Ele mesmo é o mediador (I Tm 2:5).

c) Hb 2:2 – retribuição.
Este versículo é uma continuação do assunto mencionado em Hb cap. 1. O Senhor Jesus é maior do que os homens (Hb 1:1-3), maior do que os anjos (Hb 1:4-9, 13-14) e maior do que a criação (Hb 1:10-12). Se a “palavra falada pelos anjos” (a Lei) trouxe retribuição justa sobre todos os que a transgrediam, quanto maior punição será trazida sobre aqueles que rejeitam o Evangelho anunciado por Aquele que é infinitamente maior do que os anjos!

Estes versículos que mostram a entrega da Lei pelos anjos, nos ensinam que quanto maior o privilégio, maior a cobrança. A Palavra que temos em mãos hoje não é somente a palavra posta nas mãos dos homens pelos anjos, é a Palavra posta na nossa mão por Deus. Nosso privilégio é ainda maior do que o do povo de Israel, e nossa responsabilidade também.


Por isso, “convém atentar com mais diligência para as coisas que já temos ouvido” (Hb 2:1)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário