quarta-feira, 19 de março de 2014

Eu Sou - bom Pastor

“Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas” (Jo 10:11).

Mesmo com muitas palavras, é difícil explicar verdades tão preciosas ditas em poucas palavras. Você pode ler o versículo acima noventa e nove vezes. Na centésima vez que o ler, terá a sensação de que não consegue explicar tudo o que o envolve.

Quando o Senhor Jesus disse essas palavras, estava falando de Si mesmo. Ele é o bom Pastor que dá a Sua vida pelas ovelhas. Repare dois detalhes importantes nesse versículo sobre o Senhor:

a) Sua singularidade“Eu Sou o bom pastor”. Ele não disse que era Pastor; Ele disse que era o bom Pastor. Nenhum outro pastor no NT é descrito com este adjetivo. Muitos se dizem pastores. Muitos são, na verdade, pastores. Mas somente ele é o bom Pastor. Muitos cuidam das ovelhas que são Dele, mas somente Ele cuida das Suas ovelhas com bondade cativante!

b) Seu sacrifício“dá a sua vida pelas ovelhas”. Não são as Suas ovelhas que se sacrificam pelo Pastor, é o bom Pastor que Se sacrifica pelas ovelhas. Se um leão se aproxima das ovelhas com uma ferocidade amedrontadora, ou um urso tenta devorá-las com uma força irresistível, o bom Pastor não os teme. Ele enfrenta o leão, derrota o urso e livra as ovelhas do perigo (I Sm 17:34, 35).

Veja estas mesmas verdades ilustradas nos salmos 22 e 23. No primeiro, o Senhor está sozinho e sacrificando-Se no pó da morte (Sl 22:1, 15). No Segundo, a ovelha não está sozinha e não teme a morte. Por quê? “Porque Tu estás comigo” (Sl 23:4).

Você e eu podemos até ser pessoas muito cuidadosas com nossos irmãos, mas somente Ele é bom Pastor.

Não importa a condição das ovelhas. Podem ser débeis e fracas, como eu; podem ser fortes e saudáveis, como você, mas por cada uma delas o bom Pastor deu a Sua vida e continua protegendo-as de qualquer predador.  


Aquele que já creu no Senhor Jesus, pode afirmar com a mais segura das exclamações: “O Senhor é o meu Pastor”!

Nenhum comentário:

Postar um comentário