quarta-feira, 19 de março de 2014

Eu Sou - caminho, verdade, vida

“Disse-lhe Jesus: Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por Mim” (Jo 14:6).


O versículo acima apresenta mais uma das ocasiões em que o Senhor fala de Si mesmo como “Eu Sou”. Neste contexto, Ele é o caminho, a verdade e a vida. Vários comentários importantes, e lições interessantes têm sido tiradas dessas palavras. Uma das coisas interessantes neste versículo é contrastá-lo com as três personagens de Jd v. 11.


a) “O Caminho de Caim”. Este homem perverso tentou chegar-se e ser aceito por Deus confiando em sua própria competência. Como foi justamente rejeitado, seguiu seu próprio caminho de rebelião e indiferença.


Em contraste com isso, o Senhor Jesus é o caminho. Não há outro meio pelo qual os homens possam chegar-se a Deus. Ele mesmo é o “novo e vivo caminho” (Hb 10:20). A presença de Deus está franqueada a todos, mas o meio para se chegar lá é unicamente através de Jesus Cristo.


b) “O engano do prêmio de Balaão”. Este profeta apóstata ficou tão atraído pela possibilidade de receber recompensas que se deixou enganar por sua própria cobiça. O desejo por lucro o enganou.


Em contraste com isso, o Senhor Jesus é a verdade. Ele nunca foi enganado, e nunca irá enganar ninguém. Uma das questões mais profundas para o coração do homem é saber a verdade sobre qualquer coisa. Cristo é a verdade. Isto não quer dizer que Ele tem parte da verdade, ou que Ele é sempre verdadeiro. É mais do que isso. Quer dizer que não há verdade fora dEle. Ele é a verdade!


c) “Pereceram na contradição de Coré”. Este homem cheio de privilégios espirituais, desejou alcançar uma posição ainda mais alta em sua função. Como resultado de sua rebelião, conheceu tragicamente, e muito cedo, o horror da morte.


Em contraste com isso, Jesus Cristo é a vida. Aquele que crê nEle nunca perecerá, mas “passou da morte para a vida” (Jo 14:6).



Aquele que crê no Senhor Jesus, nunca errará o destino, nunca será enganado, nunca será condenado. Quanta verdade preciosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário