quinta-feira, 13 de março de 2014

O ministério dos anjos - seu aprendizado

Anjos são seres criados com privilégios excepcionais. Eles veem a face de Deus (Mt 18:10), têm força muito maior do que dos seres humanos (Mt 28:2), são tão rápidos quanto o vento e tão irresistíveis quanto o fogo (Hb 1:7 – a palavra “espírito” quer dizer vento, no contexto desse versículo). Estas e outras coisas mostram a glória que os anjos compartilham. Contudo, é de se admirar que os anjos, apesar de serem superiores a nós, aprendam conosco. Veja algumas passagens que mostram isso.

 a) Aprendizado – Ef 3:10. Entre os propósitos supremos de Deus, está a verdade de que Ele continuará mostrando no futuro (durante os “séculos vindouros”) “as abundantes riquezas da Sua graça” (Ef 2:7). Mas, mesmo agora, no presente, a Sua “multiforme sabedoria” está sendo conhecida pelos anjos (“principados e potestades nos céus”) através da Igreja. Desde que foram criados, os anjos sempre puderam apreciar a sabedoria de Deus na criação e no seu relacionamento com os homens. Mas é pela Igreja que eles aprendem alguma coisa mais profunda da sabedoria de Deus que nunca antes conheceram.

Que sabedoria!

 b) Autoridade – I Co 11:10. Este versículo ensina que o véu, usado por mulheres salvas nas reuniões das igrejas, é um sinal (ou símbolo) externo de sua submissão. A frase “por causa dos anjos” ensina uma verdade solene. Enquanto uma igreja local está reunida, os anjos estão observando o comportamento dos santos na reunião. Pelo fato de os homens não usarem nenhuma cobertura sobre a cabeça e as mulheres salvas usarem, os anjos veem que, ali, está presente a mesma ordem e submissão à autoridade que eles prestam a Deus no Céu.

Que solenidade!

c) Atenção – I Pe 1:12. O Evangelho é uma mensagem impressionante, e nós, os salvos desta presente dispensação, somos os mais enriquecidos com ele. Os santos do VT ministravam verdades que não entendiam por completo e que não eram diretamente para eles, mas para nós (I Pe 1:10-12). Agora, sendo que as verdades do Evangelho foram esclarecidas pelo Espírito Santo enviado do Céu, os anjos desejam atentar. Esta palavra “atentar” quer dizer que os anjos prestam atenção a cada detalhe da graça de Deus para entender como e por que Deus salva pecadores como nós.

Que salvação!

O primeiro texto mostra o aprendizado dos anjos com a Igreja, que é o corpo de Cristo (todos os salvos, de todos os lugares, desde Pentecostes até o Arrebatamento). O segundo mostra a autoridade dos anjos em relação às reuniões das igrejas locais. O terceiro mostra a atenção dos anjos em relação aos cristãos individualmente.

Olhando para a Igreja (o corpo de Cristo), os anjos aprendem que Deus é Sábio. Olhando para as igrejas locais, eles aprendem que Deus é Soberano. Olhando para os cristãos, eles aprendem que Deus é Salvador.


Como estão as nossas vidas? Os anjos estão aprendendo coisas boas com elas? Não esqueçamos: eles estão observando!

Nenhum comentário:

Postar um comentário