quinta-feira, 8 de junho de 2017

O caminho de Deus

É sempre difícil enfrentar dificuldades. Nossa pouca sabedoria para lidar com situações que estão acima da nossa capacidade de resolver nos deixa preocupados e ansiosos. Mas a maior preocupação nestas horas, porém, é quando não conseguimos discernir para qual direção o Senhor está nos apontando. Temos medo de ir por um caminho e errar, ou ficar parados e não chegar onde deveríamos ter ido. Nestes momentos, gostaríamos de ter uma orientação clara da parte do Senhor, tão clara que não nos deixasse dúvidas sobre a Sua vontade. Mas nem sempre o que queremos é exatamente a vontade de Deus. Na verdade, Ele mesmo disse que “os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos” (Is 55:8).

Portanto, a direção que Deus nos dará nas dificuldades nem sempre será a que mais gostaríamos ou a mais agradável. Mas podemos sempre estar certos de que o caminho de Deus é, e sempre será, o melhor caminho a percorrer. A Bíblia nos ensina que Deus age com amor, paciência e de maneiras que, para a sabedoria humana, são sem sentido. Alguns exemplos tirados da Bíblia nos ensinam que Ele ouve a oração do crente quando feita em sinceridade. Às vezes Ele fica em silêncio, assim como ficou com Jacó, não declarando o que ele tinha que fazer antes de se encontrasse com seu irmão Esaú (Gn 33-1). Ele sempre manda os Seus servos, assim como mandou o profeta Elias, para abençoar a uma viúva (I Rs 17:8-24). No caminho de Deus, todo o salvo pode sempre contar com o Seu cuidado, ajuda, proteção e ser guiado. “O Senhor ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar e de noite numa coluna de fogo para os iluminar” (Êx 13-21).

Muitas vezes nós achamos que sabemos como as coisas devem acontecer na nossa vida. Tentamos muitas vezes escolher nosso futuro, qual tipo de profissão, para onde queremos ir, ou morar, etc. Algumas vezes procuramos o caminho mais curto, o mais fácil para alcançarmos nossos objetivos, apenas porque queremos que tudo aconteça como planejamos, mais nem sempre é assim. O caminho de Deus é diferente dos nossos. Como salvos, vivemos pela fé e pela obediência: “O justo viverá pela fé” (Hb 10.38)      

Temos alguns exemplos de que Deus sempre está no controle de tudo. Quando o povo teve sede, Deus tirou água de uma rocha (Nm 20-8). Quando Elias teve fome, Deus usou corvos para levar pão e carne ao profeta (I Rs 17-6; Mt 17-27). Quando Pedro precisou pagar os impostos, o Senhor Jesus mandou que ele lançasse o anzol e tirasse da boca do primeiro peixe que encontrasse o dinheiro que precisava para os impostos. Observamos várias maneiras que mostram que Deus sempre está no controle daqueles que confiam nEle. É e isso que nós devemos fazer. Devemos ser fiéis, confiar, acreditar e entregar nosso caminho a Deus: “Não confie em seu próprio entendimento” (Pv 3-5). Ou seja, Ele sempre vai usar métodos totalmente diferentes dos nossos; métodos que, para nós, é sem lógica. Mas devemos sempre enxergar com os olhos da fé.


Lembremos: “Nem com os olhos se viu um Deus além de Ti que trabalha para aquele que nEle espera” (Is 64:4).

R. F. O.

Nenhum comentário:

Postar um comentário