sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Prejuízos do pecado

Os capítulos 7 e 8 de Josué ilustram, de uma forma séria, os prejuízos que o pecado pode causar enquanto não for confessado e tratado. Depois de várias vitórias sobre outros inimigos, e quando já estavam bem perto da tão esperada bênção para a nação, o povo de Israel teve que amargar uma derrota ultrajante para um inimigo bem menor. Por quê? Porque Deus não tem prazer em abençoar um povo que tolera o pecado no seu meio. 

Veja esses dois capítulos da seguinte forma:  

a) Cap. 7 – A vergonha
Levado pelo desejo vergonhoso de adquirir riquezas por meios fáceis, Acã tomou uma capa babilônica, duzentos siclos de prata e uma cunha de ouro e os escondeu na sua tenda (Js 7:20-21). O pecado que ele cometeu foi grave por vários motivos. Em primeiro lugar, ele desobedeceu uma ordem expressa de Deus, para não tomarem nada das coisas que haviam naquela cidade (Js 6:17-19). Em segundo lugar, o pecado que ele cometeu individualmente foi considerado como sendo um pecado cometido pela nação inteira - "E transgrediram os filhos de Israel..." (7:1), "Israel pecou, e transgrediram a Minha aliança que lhes tinha ordenado..." (7:11). Em terceiro lugar, o pecado dele trouxe derrota e prejuízo para toda a nação (7:12). 


b) Cap. 8 – A vitória
Depois que o pecado de Acã foi descoberto, confessado e tratado, o povo de Israel conseguiu vencer seus inimigos, manter o temor que as outras nações tinham deles e, principalmente, dar mais uma passo em direção à benção da conquista da nação.


As lições que podemos tirar desses dois incidentes no livro de Josué são claras. Assim como Acã, você e eu podemos cometer algum pecado, tentar escondê-lo e achar que ninguém jamais descobrirá o que fizemos. No entanto, nunca devemos esquecer que não há nada que possa ser escondido do Senhor. Ele vê e ouve tudo! 

Também podemos agir de forma irresponsável, achando que, mesmo que nossos pecados sejam descobertos um dia, nós seremos os únicos prejudicados. Mas a realidade é duramente outra. O pecado cometido por uma pessoa traz consigo problemas e uma chuva de prejuízos para toda igreja local onde ele reúne. Mesmo que o autor do pecado seja apenas um, o testemunho daquele igreja ficará desacreditado perante a comunidade por causa daquele único irmão que pecou.

Além disso, a família do transgressor carregará uma marca dolorosa pelo resto da vida. Quando Acã pecou e foi disciplinado, ele não morreu sozinho. Toda a sua família, bem como seus pertences, foram com ele (Js 7:24-26). É claro que hoje, quando um cristão peca, apenas ele será disciplinado, não sua família, mas isto não isenta a sua família de prejuízos. Um marido que trai deixa marcas dolorosas na esposa. Um pai negligente, deixa uma lacuna na criação dos filhos. Uma esposa ou mãe inconsequente, faz o serviço do marido ficar sem autoridade. Um filho que desobedece, faz o coração dos pais chorar.

Não podemos brincar com coisa séria. O pecado de alguém não o deixará sofrer sozinho! "Sabei que o vosso pecado vos há de achar" (Nm 32:23).



Nenhum comentário:

Postar um comentário