É bem possível que a ansiedade seja um dos piores
males que sofremos. Ficamos preocupados com crises, com o tempo, com o futuro. Enfim, ficamos preocupados com tudo o que foge ao nosso controle e se apresenta como novo em nossa vida. E esta preocupação gera ansiedade e até problemas de saúde. Entretanto, temos claras orientações na Palavra de
Deus sobre como devemos nos comportar diante de um possível quadro de ansiedade. Veja, por exemplo, as afirmações de Filipenses 4:6-9.
Petição - v. 6. Não
precisamos ficar inquietos, podemos orar ao Senhor e falar com Ele sobre todas as coisas que têm nos incomodado. É muito comum só procurarmos ao Senhor em oração quando todos os nossos recursos e tentativas já falharam. Mas na verdade, falar com o Senhor em oração deveria ser a nossa primeira e mais intensa tentativa de resolver as coisas.
Paz - v.7. Não
precisamos ficar perturbados. Depois de pedir, o Senhor fornece a Sua paz. Mesmo que a oração ainda não tenha sido respondida, ou o pedido ainda não tenha sido atendido, podemos descansar na paz que Ele nos dá. Talvez, em nossa oração, tenhamos pedido apenas para que o problema se resolva, mas o Senhor é tão bondoso que a primeira coisa que Ele nos dá, mesmo que não tenhamos lembrado de pedi-la, é a Sua paz.
Pensamento - v. 8. Não
precisamos continuar pensando no problema, podemos pensar no que é verdadeiro,
honesto, justo… Concentrar nossa mente naquilo que nos perturba é muito natural, mas isto só nos deixa mais preocupados. Por isso, depois de orar, melhor do que ficar pensando no problema é pensar em coisas que podem nos dar tranquilidade. E as coisas verdadeiras, honestas, justas, etc., são os melhores assuntos com os quais podemos nos ocupar.
Presença - v. 9. "O Deus de paz será convosco". Que promessa preciosa! Que presença grandiosa! A
ansiedade não está presente onde Se faz presente o Deus da paz. Figurativamente falando, a coisa mais perturbadora para a ansiedade é quando se depara com alguém que vive tranquilo, que não se deixa influenciar por ela. Assim é o nosso Deus. Ele não perde a calma em momento algum, mesmo diante da ferocidade de um mar revoltoso. Ele não Se deixa vencer pelas perturbações da vida, nem se deixa levar pelas mudanças de humor. Ele é o Deus da paz!
Nenhum comentário:
Postar um comentário