sábado, 15 de fevereiro de 2014

Má interpretação

Enquanto o Senhor conversava com a mulher samaritana, Ele usou água física para ilustrar verdades espirituais (falando dEle mesmo). Mas ela interpretou mal as palavras do Senhor, e pediu que Ele lhe desse daquela água, para que não precisasse mais ir tirá-la (Jo 4:15).

O mesmo aconteceu com um grupo de judeus. O Senhor Jesus usou pão físico para ilustrar verdades espirituais (sobre Ele mesmo), mas eles interpretaram mal, e pediram que o Senhor lhes desse sempre desse pão (Jo 6:34).

Como estavam enganados! A mulher ouviu com atenção as palavras do Senhor, mas por pensar muito mais nas suas necessidades físicas, deixou de perceber que sua maior sede era espiritual. Os judeus, semelhantemente, estavam tão interessados nas provisões de pão físico, que deixaram de receber o verdadeiro Pão que desceu do Céu. Ambos perderam a oportunidade de entender que, diante de seus olhos, estava a Pessoa que poderia solucionar os seus maiores problemas  os problemas espirituais.  


Nós também nos enganamos! Quantas vezes, errados, não conhecemos as Escrituras (Mt 22:29)! Quantas vezes, enganados, as interpretamos mal! Há muita coisa que pode nos levar a interpretar mal as palavras do Senhor, mas talvez nenhum seja tão perigosa quanto a nossa mania de achar que nossas maiores necessidades são as físicas, não as espirituais. Usamos a Bíblia como se ela fosse nos dar saúde na doença, dinheiro na crise, amigos no abandono ou um amor na solidão. Não estou dizendo que a Bíblia não seja útil para todas as coisas na vida. Sim, ela é útil para tudo. Mas estou afirmando que quando nosso "tudo" se resume em benefícios físicos e materiais, certamente estaremos enganados em muita coisa que pensamos entender das suas palavras. É nosso dever aprender a manejar bem a Palavra da verdade (II Tm 2:15)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário